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Misteriosa nuvem produzida quando a aeronave inadvertidamente causa chuva ou neve [???]

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Misteriosa nuvem produzida quando a aeronave inadvertidamente causa chuva ou neve [???]

Mensagem  Admin em Dom Maio 08, 2011 5:18 pm

Misteriosa nuvem produzida quando a aeronave inadvertidamente causa chuva ou neveaffraid

14 de junho de 2010
BOULDER-Como turboélices e jatos subir ou descer da aeronave sob determinadas condições atmosféricas, que podem inadvertidamente nuvens sementes de nível médio e causar faixas estreitas de neve ou chuva para desenvolver e cair no chão, pesquisa nova encontra. Através deste processo de semeadura, eles deixam para trás buracos de forma estranha ou canais nas nuvens, que há muito fascinado o público.

O ingrediente chave para o desenvolvimento desses buracos nas nuvens: as gotas de água em temperaturas subfreezing, abaixo de 5 graus Fahrenheit (-15 graus Celsius). Como o ar é resfriado por trás hélices da aeronave ou sobre as asas do jato, a água congelar e cair gotas para a Terra.



"Qualquer avião voar através do tempo essas condições específicas, que estão alterando as nuvens de uma maneira que pode resultar em maior precipitação nas proximidades", diz Andrew Heymsfield, cientista do National Center for Atmospheric Research (NCAR) e autor de um novo estudo para o fenômeno. "Só de pilotar um avião por essas nuvens, que poderia produzir a precipitação quanto com a semeadura de materiais ao longo do mesmo caminho nas nuvens".

Precipitação de aviões podem ser particularmente comuns em regiões como o noroeste do Pacífico e na Europa Ocidental devido à freqüente ocorrência de camadas de nuvens com gotas supercooled, Heymsfield diz.

O estudo, que aborda questões de longa data sobre a formação de nuvens incomum, conhecido como furador ou nuvens de canal, está sendo publicado este mês no Boletim da Sociedade Meteorológica Americana . Foi financiado pela National Science Foundation, patrocinador de NCAR. Além do NCAR, a equipa de investigação incluiu cientistas do Colorado State University e da University of Wyoming, bem como uma nuvem físico aposentado.

Furos de perfuração nas nuvens
Em todo o mundo, visões do céu azul furos perfurando uma camada de nuvens provocaram assombro e especulação. Um artigo de primeira página no Yahoo! publicou a manchete "Um halo sobre Moscou" surgiu depois que fotos de apenas um desses buracos em outubro de 2009.

Já em 1940, os cientistas quiseram saber sobre as causas dessas nuvens com aberturas, aparentemente feitos por um furador gigante. Os pesquisadores têm proposto uma série de possíveis causas relacionadas com a aviação, a partir de ondas de choque acústico gerado pelos jatos, para o aquecimento local do ar ao longo do caminho de um jato, para a formação de gelo ao longo de rastros jato. De fato, as primeiras observações implicadas aviões a jato, mas os aviões não a hélice, como a produção de furos.

Pesquisadores na década de 1980 observou-se que as aeronaves a hélice poderia transformar gotículas supercooled em cristais de gelo, e os experimentos foram lançados na década de 1990 para caracterizar o fenômeno.


Andrew Heymsfield
Mas os cientistas ainda não havia observado como a neve que caiu no chão como um resultado da aeronave até Heymsfield e seus colegas aconteceu para fazer alguns oeste neve caindo do Aeroporto Internacional de Denver com um conjunto de instrumentos. Enquanto a equipe de pesquisa não notou nada de anormal no momento de seu vôo de 2007, uma nova revisão de dados de um radar em terra na área revelou uma invulgar eco, indicando que a banda de precipitação evoluiu rapidamente e foi de formato incomum.

"Ficou evidente que o eco tinha evoluído de uma forma única, mas eu não tive nenhuma explicação satisfatória", diz Patrick Kennedy, um engenheiro de Colorado State University radar que manchou as leituras incomuns e ajudou a escrever o estudo.

Juntar pistas
Heymsfield e Kennedy voltou através dos dados da câmera para frente e para baixo a visualização de seus aviões. Eles notaram um buraco em uma plataforma sólida de outra forma de nuvens altocumulus na imagem para a frente, assim como uma rajada de neve que se estendia até o chão.

Já que o buraco foi orientada no mesmo sentido que as faixas de vôo padrão de aviões comerciais na região, Heymsfield supôs que um avião voando através das nuvens pode ter causado alguma forma as partículas de gelo para formar e "neve fora" ao longo de seu caminho, deixando um canal nuvem de perfuração em forma de trás.

Uma análise posterior de registos de voo da Federal Aviation Administration revelou que os aviões turboélice operados por duas companhias aéreas voar próximo ao local da perfuração, a seguir uma trajetória de vôo padrão que produziu a faixa subsequente de neve. Os cristais de neve começou a cair cerca de cinco minutos após o segundo avião voou através da nuvem. A queda de neve, em uma faixa de cerca de 20 quilômetros de extensão e 2,5 quilómetros de largura, continuou por cerca de 45 minutos, resultando em cerca de dois centímetros de neve no chão.

Os pesquisadores também examinaram dados de espectrômetros de perfilados de bordo que os flocos de neve dentro da banda de neve sob o furador. Estes cristais em forma de placa mostrou evidência de riming (acúmulo de água em estado líquido), enquanto que as partículas de gelo em outras partes da nuvem riming mostrou pouca ou nenhuma.

"Isso nos diz que a aeronave literalmente" semeado "a nuvem só por voar através dela", diz Heymsfield.

As camadas de nuvens fora de Denver contidas supercooled gota-partículas de água que permanecem no estado líquido mesmo em temperaturas tão baixas como -35 graus Fahrenheit (aproximadamente -34 º C). Quando um avião turboélice voa como uma nuvem de camada, as pontas de suas hélices podem fazer com que o ar a se expandir rapidamente. Como o ar se expande, se resfria e faz as gotículas resfriadas para congelar em partículas de gelo e cair das nuvens como chuva ou neve.

A equipa de investigação conduziu estudos adicionais para o resfriamento sobre as asas dos aviões a jato, respondendo assim por observações anteriores sobre o impacto dos jatos. Aviões a jato precisam de temperaturas mais frias (abaixo de -4 a -13 graus F ou -20 a -25 graus C) para gerar o efeito da semeadura. Ar comprimido para expandir sobre as asas como a aeronave se move para frente esfria e congela as gotículas de nuvens.

"Aparentemente, isso acontece com freqüência, incorporados nas camadas de nuvens", diz Heymsfield. "Você não seria necessariamente vê-lo de satélite ou do chão. Eu não tinha idéia de que isto estava acontecendo. Eu estava sentado na parte de trás do avião. E então, este conjunto de dados só caiu no nosso colo. Foi um golpe de sorte. "

Misteriosa nuvens produzidas por aviões - Andrew Heymsfield em nuvens de perfuração


Sobre o artigo:

Título: "Aviões Induzida Perfuração e Canal Nuvens: semeação de nuvens inadvertido"

Autores: Andrew Heymsfield, Patrick Kennedy, Massie Steve, Carl Schmitt, Wang Zhien, Haimov Samuel, e Rangno Arte

Publicação: Boletim da Sociedade Meteorológica Americana
http://www2.ucar.edu/news/2185/mysterious-clouds-produced-when-aircraft-inadvertently-cause-rain-or-snow

What a Face Question Exclamation affraid

por soniapaz ou sonialotus
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Ahhhhhhhhh, tá!!! a quem querem enganar????

Mensagem  Admin em Dom Maio 08, 2011 5:24 pm

VEJA AQUI AS INUSUAIS NUVENS.... E ME DIGAM SE AVIÕES PODEM PROVOCAR ISSO INADIVERTIDAMENTE....

Punch Hole Clouds; An Uncommon Phenomenon.flv



Por sonialotus ou soniapaz
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